PROJECTO BOSQUES
UM NOVO HORIZONTE PARA A SERRA DO FEITAL, VILARES E BROCA

Ajude a Plantar 10 000 árvores de 20 espécies diferentes.
Plantar é não ter de ficar à espera que as árvores apareçam.
O Projecto Bosques pretende iniciar a criação de um espaço florestal para a promoção de aspectos relacionados com a conservação do solo e da água, a melhoria do microclima, o sequestro e armazenamento do carbono, a promoção da biodiversidade, a melhoria da paisagem, e a obtenção de diversos bens por parte do ecossistema.
A Desertificação está a tornar-se evidente e muito dificilmente será revertida e na realidade o que poderá mudar esta tendência é o atrevimento de pensarmos o impossível!
O silêncio das pedras é o nosso silêncio. Necessitamos de silêncio para ver, reflectir e criar, para pensar no que fazemos e no que damos a cada um de nós e ao mundo que nos envolve. Há mais de duzentos anos que o silêncio das paisagens repletas de pedras de granito do interior do país tem sido interrompido pelo ruído ensurdecedor, não do vento, mas da acção humana.
Hoje as giestas representam as espécies que sobreviveram ao que outrora terá sido um extenso bosque. Mas em certas zonas já nem há terra suficiente para as giestas. A pedra predomina num cenário com muito pouco solo restante.
É o que acontece em zonas como a do Jardim das Pedras.
Daqui a poucos anos não haverá terra nestes sítios, só um deserto de pedra.

QUEREMOS QUE O JARDIM DAS PEDRAS PERMANEÇA UM JARDIM, VERDE E FÉRTIL!
QUEREMOS PLANTAR UM BOSQUE HOJE!

A parte mais difícil é a de imaginar como é que de um lugar de Pedras se pode criar e fazer crescer um bosque inteiro?
Imaginar o impossível é a única forma de começar.
Neste ano de 2019 damos o primeiro passo para o nascimento de uma floresta que começará a cobrir grande parte da Serra do Feital, Vilares e Broca daqui a 20 anos.

 

Quem somos?
O Projecto Bosques é um projecto da Associação Luzlinar com a União de Freguesias de Vila Franca das Naves e Feital, a União de Freguesias de Vilares e Carnicães e a Associação de Desenvolvimento do Feital, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes.
Contamos ainda com o apoio imprescindível do Agrupamento de Escolas de Trancoso, dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca das Naves, da Associação de Produtores Florestais do Alto da Broca e da população local.
O Jardim das Pedras é um lugar no topo da Serra da Aldeia Artística do Feital onde há mais de 20 anos, artistas têm vindo de todo o mundo para trabalhar, aprender e estar com as pedras.
A Associação Luzlinar tem promovido a investigação sobre a multiplicidade das relações entre as práticas artísticas e os espaços naturais onde intervêm através da sua observação e compreensão.
Ajudar a erguer um bosque é também uma forma de modelar a paisagem, torná-la uma obra de arte!

 

APOIAR ESTA CAMPANHA

..

PROJECTO BOSQUES
A NEW HORIZON FOR SERRA DO FEITAL, VILARES E BROCA

Help Plant 10 000 trees of 20 different species.
We are not waiting for trees to appear, we are planting!
Projecto Bosques intends to initiate the creation of a forest area promoting aspects related to soil and water conservation, improving the microclimate, sequestering and storing carbon, preserving biodiversity, enriching the landscape and securing a variety of resources from the ecosystem.
Desertification is becoming evident and it will hardly be reversed. In reality, what can change this trend is the audacity to think the impossible!
The silence of stones is our silence. We need silence to observe, reflect and create, in order to consider what we give to ourselves and the world that surrounds us. For more than two hundred years the silence of the countryside’s granite landscape has been interrupted by a deafening noise, not of the wind, but of human action.
Today shrubs are the surviving species in what would have been an extensive forest. But in certain areas, there is not even enough soil forthose shrubs. The stone predominates in a scenario with very little remaining soil.
This is what happens in areas such as Jardim das Pedras.
In a few years there will be no soil in these places, only a desert of stone.

WE WANT JARDIM DAS PEDRAS TO STAY A GARDEN, GREEN AND FERTILE!
WE WANT TO PLANT A FOREST TODAY!

The most difficult part is to imagine how we can grow an entire forest in an area of stones.
To imagine the impossible is the only way to begin.
2019 is the year we take the first step towards the birth of a forest which, in the next 20 years, will begin to cover a large part of Serra do Feital, Vilares and Broca.

 

Who we are?

Projecto Bosques is a project of Associação Luzlinar with União de Freguesias de Vila Franca das Naves e Feital, União de Freguesias de Vilares e Carnicães and Associação de Desenvolvimento do Feital, in partnership with the University of Trás-os-Montes e Alto Douro and Associação de Produtores Florestais do Alto da Broca.
We also count with the indispensable support of the Trancoso School Group, the Volunteer Firefighters of Vila Franca das Naves and the local population.
Jardim das Pedras is a place at the top of Serra da Aldeia Artística do Feital where for more than 20 years artists from all over the world have come together to work and learn alongside the stones and the natural environment.
Associação Luzlinar promotes research on the multiplicity of relationships between artistic practices and the natural spaces where they intervene, through observation and understanding.
Helping to raise a forest is also a way of modeling the landscape, making it a work of art!

 

SUPPORT THIS CAMPAIGN